O que são os Açores ?

Os Açores é um arquipélago formado por 9 ilhas de origem vulcânica situado no Oceano Atlântico Norte.

Foram descobertas pelos portugueses entre 1427 e 1432 e não eram ainda habitadas, atualmente estão divididas em três grupos :

Grupo Oriental formado por: Santa Maria e São Miguel
Grupo Central formado por: Terceira, Pico, Faial, São Jorge e Graciosa
Grupo Ocidental formado por : Flores e Corvo.


 

Reunidas elas possuem 2.322 Km² e possuem uma população de 246.746 habitantes (censo pop.2011). Tem em sua extensão máxima ( distância entre a Ilha de Santa Maria no lado oriental e a Ilha do Corvo no lado ocidental ) a distância aproximada de 600 Km.

O nome Açores vem de uma ave marinha de nome Açor e que era muito comum nas ilhas.(dizem que essa ave na verdade seria o Milhafre e que ela foi confundida com o Açor pelos descobridores)

Desde o seu descobrimento, os Açores foram um local de grande importância para Portugal e também para os demais países da Europa , devido a sua localização estratégica no centro do Oceano Atlântico e que durante a época dos descobrimentos, serviu de parada obrigatória para as Naus e as Caravelas dos descobrimentos e das especiarias. No inicio das comunições via telégrafo serviu de ponto de apoio ao cabo submarino que ligava a Europa aos EUA e atualmente ainda é um ponto estratégico militar como comprova a existência de uma base militar americana instalada na ilha Terceira.

Os Açores, junto com a Madeira são duas regiões Autônomas de Portugal e por conseguinte também uma região da União Européia na condição de ultraperiférica.

Os Açores , junto com a Madeira , Cabo Verde e Ilhas Canárias , integram a região biogeográfica da Macaronésia. O nome Macaronésia é originário do grego (μακάρων = feliz, afortunado; e νῆσοι = ilhas) para "ilhas abençoadas" ou "ilhas afortunadas", termo utilizado pelos antigos geógrafos para as ilhas a oeste do estreito de Gibraltar.

A capital dos Açores é a Cidade de Ponta Delgada, situada na Ilha de São Miguel.

A língua oficial é o Português , com sotaques e um linguajar próprio que varia de ilha para ilha e até mesmo entre freguesias de uma mesma ilha.

A religião principal ainda é a Católica Apostólica Romana.

Mesmo sendo uma região autônoma de Portugal, quem nasce nos Açores tem a cidadania Portuguesa.

Os Açores, desde o seu descobrimento passou por vários ciclos econômicos como o Trigo , Laranja e o Pastel ( planta tintureira que dá a cor azul ). Atualmente o principal segmento econômico está na Pecuária com fins industriais (laticínios) e no Turismo.